New York Car Accident
New York Car Accident

quarta-feira, março 22, 2006

Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares

Todos os anos, perto da primavera, aparece o IRS. Embora já estejamos habituados à sua presença, ano após ano a sua vinda não deixa de perturbar milhares de cabecinhas que logo em Janeiro começam a andar às voltas.
As filas para a entrega, o mau humor dos funcionários, a porra da senha de acesso que se perde sempre são exemplo dos pesadelos que nos atormentam mas nada se assemelha ao trauma de ter de preencher os impressos.
Eu gostava de perguntar directamente ao tipo que construí o modelo qual era a ideia. Pensou V. Exa. que aquela porra era fácil de preencher? O quê, tem instruções? Há pois tem…mas quem é que as percebe.

“(…) que respeite a contractos celebrados até 31/12/2000, efectuados ao abrigo do Decreto-Lei nº. 216/91, de 25 de Julho (regime transitório instituído pelo nº1do artigo 7º da Lei n.º 85/2001, de 4 de Agosto) (…)”

O que é que isto quer dizer?
Socorrrrrrrrrrrrooooooooo!!!
Acho que o Governo já faz de propósito para que apenas beneficiemos no essencial, dá-lhe jeito estão a perceber, caso contrário davam formações à borla ao contribuinte sobre como preencher a seu favor o IRS.
Ok, estou a conspirar não é…então lanço aqui um desafio ao executivo: a par do choque tecnológico e da reforma do ensino em Portugal, incluam desde o 1º ano uma vertente de formação em Imposto
Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, pode ser que os futuros Homens já se venham a safar.
Quanto a mim faço os possíveis, mas vou continuar com a sensação de que podia ter beneficiado mais se os modelos fossem mais práticos e fáceis de interpretar.
Chamem-me maluca!

3 Comments:

Blogger O País e o Mundo said...

hehe,
isso é o mais fácil!
o código da freguesia vem em todos os documentos prediais! se não conseguisses lá chegar sozinha ligávas para o serviço de finanças da tua área de residência.
o meu grande problema são os beneficios fiscais pois há imensos que podem ser apresentados e que nós nem sonhamos. Sobretudo para quem tem dependentes. Podiamos recuperar muito mais dinheiro do que recuperamos se soubessemos melhor como.
Houve 2 anos por exemplo (03/04) em que era possível descontar o IVA pago em reparações domésticas, mecânico, restauração, etc.
Graças à PROTESTE eu fiz isso, mas pouca mais gente da categoria A/H fez.
Para além disso eu crítico o modelo, até mesmo na versão iternet (que graças a Deus inventaram porque é muito mais fácil em diversos aspectos), pois tráz imensos campos e só se preenchem 2 ou 3.
Para que serve aquilo tudo? Não deviam ser todos úteis?
Enfim...como diz a Alfarroba sem stresses, mas que vou mandar uma carta para o minisérios das finanças a sugerir melhoras vou.
É a mania de complicar, o que vale é que para o ano já vai ser aplicada a cópia do modelo filândes, o que nos facilitará a vida.
Alfarroba, Vera, suas MALUCAS, eu também queria amigas contabilistas, mas parece que são todas jornalistas!
hehe
beijossssssssssssssssssssssssss e obrigada pelos coments.

1:45 da tarde, março 23, 2006  
Blogger Nuno Barraco said...

Bom tema chamado a debate... Eu também sou daqueles que prefiro entregar os documentos ao contabilista e ele que preencha... Quanto a benefícios fiscais, só sei dizer que tenho azar em relação a isso... A título de exemplo, comprei o meu PC precisamente no ano em que decidiram que já não abateria no IRS... passados dois anos, voltaram a dizer que já se podia abater... A minha vontade era mesmo BATER com o PC nos cornos dos gajos... Não se entendem?!?!

4:26 da tarde, março 23, 2006  
Blogger O País e o Mundo said...

bem...eu este ano comprei...mas não se esqueçam que só pode ser descontado se algum elemento do agregado familiar estiver a estudar ou a receber formação!
Eu já li o decreto de lei.
Nuno...lol!

5:18 da tarde, março 23, 2006  

Enviar um comentário

<< Home